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30 mar / 2022
O que é a telemedicina?
Devido à necessidade de manter o distanciamento e à alta demanda em centros hospitalares, a telemedicina ganhou...
O uso da Telemedicina evitou mais de 75 mil mortes entre 2020 e 2021, segundo estimativa da Associação Brasileira de Empresas de Telemedicina e Saúde Digital (Saúde Digital Brasil). A modalidade de atendimento remoto foi amplamente difundida com a pandemia de Covid-19 e demonstrou seu sucesso.
Nos dois últimos anos, foram realizados cerca de 7,5 milhões de atendimentos via telemedicina no país, segundo a Saúde Digital Brasil. E 87% dessas consultas foram de primeiros atendimentos, nas quais pode se identificar ou não a necessidade de atendimento presencial ou exames.
Desse volume de consultas, o índice de resolutividade foi de 91%. Ou seja, grande maioria dos pacientes tiveram seus problemas resolvidos e não precisaram se direcionar a uma unidade de saúde. Esses dados comprovam a eficiência da telemedicina em evitar deslocamentos e, principalmente, em proteger a saúde.
“São mais de 75 mil vidas que podem estar entre nós, por conta do uso da telemedicina. Essa é a função da saúde digital”, afirmou Eduardo Cordioli, presidente da entidade.
Dessa forma, consolida-se no Brasil um novo modelo de atendimento médico. A telemedicina engloba praticidade, modernidade e conforto, sem deixar de lado a segurança. Os profissionais de saúde realizam atendimento com qualidade padrão, atualizando suas estratégicas. Entre 2020 e 2021, cerca de 51 mil médicos realizaram teleconsultas.
Entre os pacientes, a resolutividade e a praticidade tornam a Telemedicina bem-avaliada. A pesquisa da Saude Digital Brasil estima de 90% das pacientes classificaram o atendimento como ótimo ou bom. E estima-se que 1% dos atendimentos foram essenciais para o salvamento de vidas. Do grupo analisado, 84% dos pacientes tinham entre 16 e 65 anos; 8% tinham acima de 65 anos e 7% eram menores de 16 anos.
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